Luto

Ex-prefeito de Silveira Martins morre vítima de infarto; nas redes sociais, amigos e familiares prestam homenagens

Autor: Arianne Lima e Letícia Klusener

Morreu, aos 78 anos, o professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ex-prefeito de Silveira Martins, Carlos Alberto Brandão. A causa da morte foi um infarto. A informação foi confirmada na sexta-feira (30) pela prefeitura de Silveira Martins, que decretou luto oficial por três dias.

Brandão era mestre em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e foi professor coordenador do curso de Farmácia da UFSM.Também atuou na inauguração de um curso na mesma área na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Em 1992, aposentou-se pela UFSM, dedicando-se a política. Pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ele foi prefeito de Silveira Martins de 1993 a 1996. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo Sílvia Fioreze, de 55 anos, filha de Silvio Fioreze, o vice-prefeito do mandato de Cleomar Balen, ele era muito querido por todos que o cercavam. Ela destaca a atuação do pai e Brandão na emancipação de Silveira Martins em 1987:

– Já tinha outras tentativas de emancipação à época e eles, junto com outras lideranças, conseguiram isso. Além de ser uma pessoa envolvida com a comunidade, amava escrever.

Em 2018, ele lançou a obra Traçando letras na poeira da estrada durante a Feira do Livro de Santa Maria. Também passava o dia ao lado do rádio, como conta a filha Carla Brandão, de 46 anos:

– Ele adorava rádio. Ficava sempre informado, mas também gostava de uma música gaúcha.

Brandão no dia do lançamento do seu último livro. Foto: Arquivo Pessoal

Brandão também firmou o projeto Identidade, que busca resgatar a memória do município, junto do secretário de Cultura José Itaqui. Nas redes sociais, o irmão de Silvia, Claudio Fioreze relembrou algumas momentos:

– Ele vivia lá em casa conversando com meu pai Silvio, tomando mate na sua inconfundível e enorme cuia, convivendo com nossa família, que lhe tinha grande respeito e admiração, e sabíamos que era recíproco este sentimento.

Os atos fúnebres acontecem na capela A do Cemitério Santa Rita desde às 23h de sexta. A cremação será neste sábado (1) às 18h.

Dia Nacional do Bombeiro: A profissão que vai muito além do combate a incêndio Anterior

Dia Nacional do Bombeiro: A profissão que vai muito além do combate a incêndio

Caminhão é furtado em Santa Maria Próximo

Caminhão é furtado em Santa Maria

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI